terça-feira, 30 de setembro de 2008

Santuário para as vítimas do aborto no México


Manifestações de piedade dos católicos vietnamitas


Recrudesce as perseguições religiosas contra os católicos, notadamente na Índia e no Vietnã. Na postagem anterior falamos da briosa reação dos católicos vietnamitas, enfrentando galhardamente os comunistas. Agora, vamos ver como surgiu a devoção principal daquele povo tão heróico: Nossa Senhora de Lavang (ou de La Vang).
A primeira aparição da Senhora de Lavang foi em 1798, quando a perseguição aos católicos vietnamitas começou. Muitos católicos da cidade próxima de Quang Tri procuraram refúgio na floresta de Lavang. Muitas dessas pessoas sofreram do tempo de frio agreste, de ataques de animais selvagens, doenças da floresta e fome. À noite, juntavam-se muitas vezes em pequenos grupos para rezar o terço. Inesperadamente, uma noite foram visitados pela aparição duma linda Senhora com uma longa capa, o Menino Jesus nos braços e dois anjos de cada lado. A Mãe de Deus, primeiramente, disse aos presentes que pegassem as folhas de uma árvore chamada Lavang (súplica), as fervessem e tomassem seu chá, pois assim eles ficariam curados de suas doenças. Depois, revelou que Ela prometia atender as orações das pessoas que fossem rezar naquele local. As pessoas reconheceram a Senhora como A Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus. Depois da primeira aparição, Nossa Senhora continuou a aparecer ao povo neste mesmo lugar, várias vezes ao longo de um período de quase cem anos de perseguição religiosa. Entre muitos grupos de católicos vietnamitas que foram queimados vivos por causa da sua fé, estava um grupo de 30 pessoas que foram apanhadas quando saíam do seu esconderijo na floresta de Lavang. A seu pedido foram levadas para a pequena capela de Lavang e forma aí imolados. Trata-se, pois, de um lugar santificado pelo sangue dos mártires. Desde a altura em que a Senhora de Lavang apareceu pela primeira vez, o povo que se refugiava aí erigiu uma pequena e simples capela em sua honra. Durante os anos seguintes, o Seu nome espalhou-se a outros lugares. Apesar da sua localização isolada nas altas montanhas, grupos de pessoas continuaram a encontrar maneira de penetrar na floresta profunda e perigosa para prestar culto à Senhora de Lavang. Gradualmente, os peregrinos que vinham com machados, lanças, paus, tambores para assustar os animais selvagens, foram substituídos por aqueles que traziam bandeiras, flores e rosários. As peregrinações continuaram todos os anos apesar das contínuas campanhas de perseguição.
Reconhecimento da Igreja
Em 1886, depois de oficialmente terminada a perseguição, o bispo Gaspar mandou construir uma igreja em honra de Nossa Senhora de Lavang. Por causa da sua difícil localização e pela falta de fundos, levou 15 anos a completar-se a sua construção. Foi inaugurada por D. Gaspar numa cerimônia solene em que participaram mais de 12 000 pessoas e durou de 6 a 8 de Agosto de 1901. O bispo proclamou a Senhora de Lavang a protectora dos católicas. Em 1928 foi construída uma igreja maior para albergar o número crescente de peregrinos. Esta igreja foi destruída em 1972, durante a guerra contra os comunista. A história da Senhora de Lavang continua a ganhar importância à medida que são validados os pedidos das pessoas cujas orações foram atendidas. Em Abril de 1961, a Conferência do Bispos Vietnamitas escolheu a igreja de Lavang como o Centro Sagrado Mariano Nacional. Em Agosto de 1962, o papa João XIII elevou a igreja de Lavang a Basílica. Em 19 de Junho de 1988, o papa João Paulo II na cerimónia de canonização dos 117 mártires vietnamitas, publica e repetidamente reconheceu a importância e significado da Senhora de Lavang, e expressou o desejo da reconstrução da Basílica para comemorar os 200 anos de aniversário da primeira aparição da Senhora de Lavang em Agosto de 1998.
Veja abaixo um vídeo com belíssima cerimônia religiosa na Catedral de lavang.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Católicos enfrentam comunistas no Vietnã


Nossa Senhora de Lavang, padroeira do Vietnã
MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II POR OCASIÃO DAS CELEBRAÇÕES DO BICENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DE LA VANG
A D. Etienne NGUYÊN NHU THÊ Arcebispo de Huê
1. Por ocasião do encerramento do Ano Mariano e da 25ª peregrinação trienal ao Santuário de Nossa Senhora de La Vang, mediante a oração associo-me aos fiéis vietnamitas e aos peregrinos que têm recorrido à intercessão materna da Virgem Maria, implorando que a santíssima Mãe acompanhe a Igreja católica no Vietnã ao longo do seu itinerário rumo ao Senhor, assistindo-a no testemunho que está a dar no limiar do terceiro milénio.
«Há dois mil anos que a Igreja é o berço onde Maria depõe Jesus e O confia à adoração e à contemplação de todos os povos» (Bula de Proclamação do Grande Jubileu do Ano 2000 Incarnationis mysterium, 11), que jamais deixam de invocar a Mãe de toda a misericórdia. Sob a sua protecção, os homens encontram sempre refúgio e coragem. Efectivamente, Maria «brilha como sinal de esperança segura e de consolação aos olhos do Povo de Deus peregrino» (Lumen gentium, 68), no meio das dificuldades deste mundo. É a Mãe da Igreja a caminho, que Ela continua a gerar, convidando incessantemente os homens a acolherem a promessa de Deus como Ela mesma fez e, com o auxílio do Espírito Santo, a serem missionários do Evangelho.
2. Seguindo o seu exemplo de maneira totalmente especial na iminência do Grande Jubileu, durante o qual são chamados a uma conversão cada vez mais intensa, os fiéis afirmarão a própria fé, serão mais atentos à palavra de Deus e tornar-se-ão disponíveis aos próprios irmãos. Para todos os discípulos de Cristo, Maria é o paradigma por excelência da vida cristã. Ela dispõe os nossos corações ao acolhimento de Cristo convidando-nos, como fez com os servidores nas núpcias de Caná, a fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2, 5). Exorta-nos a ir ao encontro daqueles que têm necessidade do nosso apoio e da nossa ajuda, como Ela mesma fez em relação à sua prima Isabel (cf. Lc 1, 39- 45). Assim, havemos de receber desta Mãe muito querida o «gosto» do encontro com Deus e da missão em benefício dos nossos irmãos, que são os dois aspectos da caridade cristã.
Quando nos voltamos para Maria, a nossa esperança reaviva-se. Com efeito, Ela é membro da nossa humanidade e n'Ela contemplamos a glória que Deus promete àqueles que respondem ao seu apelo. Portanto, convido os fiéis a depositarem a própria confiança na nossa Mãe comum, não raro invocada com o vocábulo Stella Maris, a fim de que no meio das tempestades do pecado e das vicissitudes às vezes dolorosas da história, permaneçam firmemente apegados a Cristo e possam dar testemunho do seu amor. «Seguindo-a, não vos perdereis; suplicando-lhe, não conhecereis o desespero; pensando n'Ela, evitareis todos os erros. Se Ela vos sustentar, não vos desencorajareis; se vos proteger, nada temereis; sob a sua guia, desconhecereis o cansaço; graças ao seu favor, alcançareis o objectivo» (São Bernardo, Segunda homilia sobre as palavras do Evangelho: «O Anjo Gabriel foi enviado»).
3. Quando acorrem ao Santuário de Nossa Senhora de La Vang, amado pelos fiéis vietnamitas, os peregrinos vão confiar-lhe as suas alegrias e tristezas, as suas esperanças e sofrimentos. Assim, dirigem-se a Deus e fazem-se intercessores pelas suas famílias e por todo o seu povo, pedindo ao Senhor que insira no coração de todos os homens sentimentos de paz, de fraternidade e de solidariedade, para que todos os habitantes do Vietnã se unam cada vez mais, em vista de edificar um mundo onde se possa viver bem, fundado sobre os valores espirituais e morais essenciais, e onde cada um possa ser reconhecido na sua dignidade de filho de Deus, recorrendo de forma livre e filial ao seu Pai celestial, «rico em misericórdia» (Ef 2, 4).
4. Particularmente próximo de vós com o pensamento, neste período em que a Igreja no vosso País honra a Mãe do Salvador, confio-vos à intercessão de Nossa Senhora de La Vang e do íntimo do coração concedo a Bênção apostólica a Vossa Excelência, a todos os Pastores, aos peregrinos que visitarem o Santuário com espírito jubilar e aos fiéis católicos do Vietnã.
Vaticano, 16 de Julho de 1999.
PAPA JOÃO PAULO II

Católicos ainda hoje enfrentam comunistas no Vietnã
É certo que os católicos do Vietnã do Sul constituem uma parcela significativa. No período da guerra contra os vietcongs (comunistas do Norte) chegaram até a ter um presidente dirigindo o país, Dim Diem. Após a vergonhosa traição do Ocidente, a mídia mancomunada com políticos, o comunismo os dominou completamente até os dias atuais. Mudaram o nome da antiga capital do Sul, de Saigon para Ho Chi Min, transferindo para Hanói toda a riqueza que havia por lá. Mas também em Hanói, apesar do êxodo ocorrido para o Sul nas décadas de 50 e 60, o Catolicismo representa hoje uma força atuante. É o que mostra a reação contra recente medida dos comunistas. Veja a notícia da Ásia News:
Hanói, 11/09/2008 - A violência usada pelo governo de Hanói contra os católicos será condenada pelo mundo, afirmou o bispo da diocese de Thai Binh, Francis Nguyen Van Sang. Em declaração no dia 10 de setembro, sublinhou que “o uso da espada contra civis indefesos é infame”. Referiu-se desse modo às ameaças dos serviços de segurança, cujos chefes tentam intimidar os manifestantes pacíficos que exigem a devolução do terreno pertencente à paróquia de Thai Ha, em Hanói. A 8 de setembro os generais Nguyen Van Huong, vice-ministro de segurança publica, e Nguyen Duc Nhanh, diretor da Agencia de Segurança Pública, advertiram o arcebispo de Hanoi Ngo Quang Kiet, os padres e fiéis, que se não suspenderem os protestos se expõem a graves conseqüências. Trata-se dos participantes das vigílias da paróquia de Thai Ha, durante as quais rezava-se pela devolução do terreno, ilegalmente tomado pelo Estado. Em janeiro deste ano as autoridades deram autorização para ser construída nesse lugar uma fábrica. Desde fins de agosto essas manifestações pacíficas contra a decisão do governo tem sido brutalmente sufocadas pela polícia. Segundo o bispo Nguyen Van Sang, os paroquianos insistentemente pediram a devolução da propriedade, mas sem resultados. Em resposta as suas justas reivindicações o governo lançou uma campanha na mídia, plena de acusações falsas, além dos brutais ataques físicos. “Somente alguém totalmente sem consciência, pode ignorar a verdade. Contudo, a desonestidade e a violência não podem continuar eternamente”, escreveu o bispo. Em declarações à agencia noticiosa italiana AsiaNews o hierarca disse que milhares de católicos reúnem-se diariamente em Hanói para orar. Os fiéis permanecem em terreno aberto e rezam durante horas, sem se importar com o calor e a intensa chuva. “Cantam hinos e rezam juntos o rosário. Mas nunca proclamam quaisquer slogans. Simplesmente se mantêm de pé, em silêncio, e obstinadamente demandam justiça”, esclareceu o purpurado. Ontem chegou a Thai Ha o bispo Cosme Hoang Van Dat, da diocese de Bac Ninh, com 39 padres e centenas de fiéis, a fim de expressar sua solidariedade com os manifestantes. “Rezei por vós estando longe. E hoje, no lugar onde ia à Missa quando criança, quero estar junto à vós”, disse ele, dirigindo-se aos católicos de Hanói. Esse mesmo bispo, na semana passada, viajou à localidade de Tam Dao, a fim de ali consagrar uma igreja tomada pelas autoridades 54 anos atrás.
Abaixo um vídeo que mostra a vibrante reação católica contra os comunistas.

domingo, 28 de setembro de 2008

Três grandes Príncipes celestes

A Igreja comemora hoje a festa de três Arcanjos. Dentre os grandes Anjos da Hierarquia celeste, destacam-se três Príncipes, especialmente designados por Deus para favorecer a humanidade. Trata-se de São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

São Miguel
Nome que vem do hebraico, “mika’el”, quer dizer, “Quem como Deus”. Quando Deus revelou aos Anjos no Céu os Planos da Encarnação do Verbo e da Redenção, houve a grande revolta comandada pelo Anjo mais brilhante e bonito que havia, Lúcifer. O brado de revolta foi este: “non servian!” , quer dizer, “Não servirei!”. “Mas como? Logo eu, um Anjo tão formoso, tão poderoso e brilhante, ter que servir a seres humanos, mesmo na pessoa do Filho?” Assim deve ter imaginado Lúcifer em seu estado de revolta. Mas um outro Anjo logo bradou: “Quis ut Deus?”, isto é, quem como Deus? Este Anjo foi São Miguel, logo assumindo a função de Chefe da Milícia Celeste porque passou a comandar os Anjos bons para expulsar Lúcifer do céu. Travou-se então grande batalha, vencendo-a os Anjos fiéis a Deus que logo foram premiados com a Graça da presença divina e a posse da eterna Bem-aventurança. Os gregos, por causa disso, o chamam de “Archistrátegus”, isto é Generalíssimo.
São Tomás de Aquino acha que São Miguel será o Anjo que no fim do mundo há de combater o Anticristo, como fez com Lúcifer. Foi ele desde o início o protetor e defensor do povo eleito, tendo acompanhado-o desde a saída do Egito até a terra prometida. Foi São Miguel quem abençoou a herança de Abraão (Gên 22, 17), contendo o cutelo que ia cair sobre Isaac (Gen 22, 11-14); apareceu a Moisés na sarça ardente (Ex 3, 2); levou a Jesus o cálice que O confortou no Horto das Oliveiras (Lc 22, 43) e foi também quem por algumas vezes libertou São Pedro da prisão.
É ele o Protetor da Igreja e de todos os fiéis, a quem protege de modo especial contra os ataque dos demônios. São Miguel é invocado especialmente na hora da morte, pois neste momento é dado a Lúcifer empreender todos os esforços para perder a alma. Se a pessoa morre na graça de Deus, São Miguel é o Anjo encarregado por Deus de levar a alma para o céu. Por isto ele é chamado, na Igreja, por “Praepositus paradisi”, quer dizer, guarda do Paraíso, acrescido da sentença: “Constitui te Principem super omnes animas suscipiendas” – Eu te constituí Príncipe de todas as almas a serem redimidas. Antigamente, na Missa de encomendação dos defuntos se rezava: “Signifer Sanctus Michael representet eas in lucem sanctam” – Ó Porta-estandarte São Miguel, conduzi-as à luz santa.
São Miguel era também o protetor do povo eleito, conforme fala claramente Daniel (Dan 12, 1). Porém, com a apostasia dos judeus passou a ser o Anjo Custódio da Igreja e de toda a Cristandade. Como citamos acima, no livro de Daniel aparece a disputa entre São Miguel, Anjo Custódio de Israel, e o Anjo protetor dos persas. Segundo São Jerônimo, este último desejava que os judeus permanecessem na Pérsia para mais dilatarem o conhecimento de Deus, enquanto que São Miguel defendia perante Deus a volta dos judeus para a Palestina a fim de que o templo do Senhor fosse restaurado mais depressa. Esta disputa espiritual entre os dois Anjos durou vinte e um dias.
São Pio X, sabedor do poder que tem São Miguel, ordenou que se rezasse a oração abaixo sempre ao final da Missa:
“São Miguel, Arcanjo, protegei-nos no combate; cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas”.
O Arcanjo São Miguel por diversas vezes tem aparecido para socorrer os seus devotos. Um dos mais notáveis exemplos foi o que prestou à França, através de Santa Joana D’Arc, a quem São Miguel transmitiu a sublime missão de defender a Filha Primogênita da Igreja contra a invasão inglesa. O Arcanjo fazia-se ouvir à jovem donzela e para ela transmitia suas instruções de como proceder, terminando por convencer os nobres e o rei e, finalmente, vencer os inimigos externos. A própria santa conta como foram as aparições do Anjo:
“Quando eu tinha mais ou menos 13 anos, ouvi a voz de Deus que veio para ajudar-me a me governar. Na primeira vez, tive medo. E veio essa voz, no verão, no jardim de meu pai, por volta do meio-dia (...). (...) Depois que eu ouvi essa voz três vezes, percebi que era a voz de um Anjo (...). “...Na primeira vez, tive dúvidas se era São Miguel que vinha a mim, e nessa primeira vez tive muito medo. E eu o vi, depois, muitas vezes, até saber que era São Miguel... Antes de tudo, ele me dizia que era uma boa menina e que Deus me ajudaria. Entre outras coisas, disse-me para eu vir em socorro do rei da França... O Anjo me falava da piedade que existia no reino da França”. [i]
O estandarte dos exércitos de Carlos Magno trazia a imagem de São Miguel, com a divisa: “Ecce Michael, Princeps Magnus. Venit in adjutorium mihi”, que quer dizer: “Eis que Miguel, o Grande Príncipe, acode em meu socorro”. Esta divisa e a imagem comemoravam uma vitória alcançada pelos saxões graças ao Arcanjo: o rei da Gália tendo-o invocado, apareceu-lhe São Miguel durante a batalha montado num cavalo branco e sustentando um estandarte azul florido de lírios de ouro. Durante a Idade Média, São Miguel era sempre escolhido como padroeiro das Ordens de Cavalaria.
Com o mesmo aspecto de guerreiro terrível e esplendente, apareceu São Miguel ao lado de Santo Antonio de Lisboa, quando este enfrentou o tirano Ezzelino da Romano a fim de o repreender pelas atrocidades e crimes que perpetrava. Também foi São Miguel que apareceu sobre o castelo de Sant’ Angelo cantando o “regina coeli”, cujo episódio, que contamos acima, foi narrado pelo próprio Papa São Gregório Magno.
Um outro prodígio operado por São Miguel nos remonta ao século V, quando o Arcanjo apareceu por três vezes no monte Gargano. Um rico senhor da cidade de Siponte, na Itália, perdera um de seus touros e passou a procurá-lo pelo monte Gargano. Indo com seus homens até o pico do monte encontram o animal ajoelhado numa caverna inacessível aos homens. Tentando tirar o animal da caverna e não o conseguindo, o exasperado fazendeiro resolveu matar o touro e começou e desferir-lhe flechadas. Mas as flechas voltam-se, antes de atingir o alvo, e ferem o arqueiro. A notícia do fato foi logo se espalhada pela cidade, indo chegar aos ouvidos do bispo, São Lourenço Maiorano.
Era necessário esclarecer o misterioso caso. Assim, o santo bispo ordenou que se fizessem penitências e orações públicas. Ao terceiro dia, aparece ao mesmo bispo o vulto de um nobre cavaleiro todo envolto em clarões celestes. Dizendo-se ser São Miguel, assim falou: “Sou eu o autor do prodígio da caverna. De futuro ela será o meu santuário na terra”.
Decorrido algum tempo, Siponte foi assediada por um exército invasor. A cidade já estava para se render, mas o bispo São Lourenço Maiorano pede e obtém uma trégua de três dias. Neste período, pediu à população para fazer preces públicas e penitências. Ao terceiro dia, o Arcanjo São Miguel lhes aparece reanimando-os a coragem e assegurando-lhes brilhante vitória sobre os inimigos. No outro dia, os sitiados fizeram uma surtida para tentar furar o cerco, quando subitamente viram o mar enfurecido e o ar escurecer-se e encher-se de raios que eram fuzilados contra o exército inimigo. Os invasores de Siponte, que eram pagãos, fugiram apavorados e foram dizimados pelos cristãos.
Logo após, São Lourenço organizou brilhante procissão em direção da gruta de São Miguel, acompanhada por mais sete bispos, pelo clero e por todo o povo da localidade. O objetivo era consagrar a gruta, mas São Miguel já o havia advertido antes que ela já havia sido consagrada pelo próprio Arcanjo.
Foi construído um Santuário no cimo do monte Gargano, sendo instituída inicialmente a festa de São Miguel no dia 8 de maio, dia da primeira aparição. Numerosas foram as peregrinações ao Monte Gargano. Papas, imperadores, príncipes, cavaleiros e santos visitaram o Santuário do Arcanjo. Os Cruzados, a caminho da Terra Santa, faziam do Santuário lugar de passagem habitual e quase obrigatória. Lá iam, entoando salmos para implorar do Príncipe das Milícias celestes a audácia e a coragem de que necessitavam. Reboavam pelo vale seus brados guerreiros: “São Miguel! São Miguel! Deus o quer!”
O Santuário tornou-se um dos locais mais venerados do mundo católico, dando ocasião a que se divulgasse em todo o orbe a devoção ao Arcanjo. Assim, foram construídas igrejas dedicadas a São Miguel em várias partes do mundo, como ao longo do Bósforo, na França (o famoso Monte São Miguel), na Alemanha e na Inglaterra. A bandeira do Império, na Alemanha, a que se levava na frente das batalhas, tinha estampada a imagem de São Miguel.
Lemos no “Livro das Semelhanças”, de Santo Anselmo, que, estando a morrer um religioso do seu Mosteiro, foi este terrivelmente assaltado pelo demônio, o qual o argüia primeiro pelos pecados que ele cometera antes do batismo, sacramento que o monge recebera já em idade avançada. O pobre homem não sabia o que responder, e, quando estava muito perturbado, apareceu São Miguel em seu auxílio respondendo que todos os pecados cometidos antes do batismo haviam sido perdoados por ocasião daquele sacramento.
O espírito mau acusou então o monge de vários pecados cometidos depois do batismo. O Arcanjo novamente responde que essas faltas tinham sido apagadas na confissão geral feita por ocasião da profissão religiosa do moribundo, e que este devia confiar na misericórdia divina. Satanás alegou por fim contra ele as muitas faltas e negligências da sua vida subseqüentes à profissão religiosa. São Miguel declarou que todos os pecados lhe haviam sido perdoados, porque os confessara e satisfizera por eles com boas obras e, especialmente, com a obediência, e que, se algum resto tinha ficado, estava agora expiando por meio do sofrimento naquela doença.
Depois desta última resposta o demônio partiu dali cheio de confusão e o bom religioso, cheio de esperança e confiança, rendeu suavemente a alma a Deus.
Alguns títulos com que é invocado São Miguel
Por tudo o que é perante Deus, e pelo que fez e faz por Sua maior glória, São Miguel é invocado com os seguintes títulos na Ladainha que se reza pedindo seus auxílios: poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor; Porta-Estandarte da Santíssima Trindade; Guardião do Paraíso; Guia e consolador do povo israelita; Esplendor e fortaleza da Igreja Militante; Honra e alegria da Igreja Triunfante; Luz dos Anjos; Baluarte dos ortodoxos; Força dos que combatem sob o estandarte da cruz; Luz e confiança das almas no último momento da vida; Socorro certíssimo; Nosso auxílio em todas as adversidades; Arauto da sentença eterna; Consolador das almas que estão no Purgatório; A Quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte; Nosso Príncipe e Advogado por ocasião do Juízo, e muitos outros títulos com que os cristãos O invocam.
O Arcanjo São Miguel é também invocado como Profeta, Guerreiro e Exorcista. Como Profeta porque foi o primeiro dos que recebeu luzes divinas para prever os acontecimentos futuros e prevenir os demais Anjos, conclamando-os para expulsar os anjos rebeldes. Como Guerreiro porque foi o primeiro a empunhar o gládio contra a revolta dos demônios, cheio de ímpeto, de força juguladora e de santa tenacidade, o mais forte no choque, o decisivo no vergar o adversário, o supremamente tenaz no resistir a todas as seduções, furores e ciladas de Lúcifer. E, finalmente, como Exorcista porque foi o primeiro a conseguir graças suficientes de Deus para expulsar os demônios onde quer que esteja ou exerça a sua ação. Dotou-o Deus daquele poder invencível que aniquila as investidas e ardis do demônio, tornando-o tão impotente e tão desprezível, quanto é infame e odioso.
Embora tendo sido criado como Arcanjo, São Miguel ascendeu aos tronos dos Serafins e Querubins, sendo um dos Sete Espíritos supremos que assistem sempre na presença do Altíssimo (Apoc. 4, 5).
São Gabriel
Palavra que também vem do hebraico, gabri’el, e significa “Homem de Deus” ou então “Fortitudo Dei” - Força de Deus. Este Arcanjo tem sido o grande embaixador, o mensageiro, das principais mensagens de Deus aos homens, sendo por isto chamado o Anjo da Encarnação, pois foi ele escolhido por Deus para servir de Embaixador junto dos homens em tudo que diz respeito a este assombroso mistério.
Foi São Gabriel quem predisse ao Profeta Daniel o tempo exato do nascimento de Cristo e quem explicou os significados de suas visões: “ouvi a voz dum homem no meio de Uli, o qual gritou e disse: Gabriel, explica-lhe esta visão” (Dan 8, 16); “eis que Gabriel, aquele varão que eu tinha visto no princípio da visão, voando rapidamente, me tocou no tempo do sacrifício da tarde; instruiu-me, falou-me e disse...” (9, 21-22). Foi também ele quem anunciou a São Zacarias o nascimento de São João Batista, o Precursor de Cristo, declarando: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus” (Lc 1, 19).
Mas a sua missão mais gloriosa – aquela que o associa inseparavelmente à Encarnação e o impõe à afeição e amor de todos os cristãos – foi a que o fez vir, divino mensageiro da Santíssima Trindade, anunciar à Virgem Maria que a escolhera para ser a Mãe do seu Divino Filho. Sua saudação à Virgem, Ave Maria, tornou-se então a oração mais recitada entre os cristãos, e o maior louvor que se tem prestado à Mãe de Deus.
Foi também São Gabriel quem confortou e consolou o bom São José em sua aflição, avisando-o para partir com Maria Santíssima e o Menino Jesus para o Egito, e depois para que voltasse após a morte de Herodes.
São Rafael
O nome Rafael significa (em hebraico rafa’el) “Medicina Dei” - saúde ou medicina de Deus. Trata-se do Arcanjo que apareceu a Tobias e o ajudou a lutar contra um poderoso demônio, chamado Asmodeu, que se apoderara de sua futura esposa. O próprio Anjo se apresentou desta forma: “Porque eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que assistimos diante do Senhor” (Tob 12, 15). Esta comovente história é narrada no Antigo Testamento no Livro de Tobias, onde São Rafael encontra o jovem Tobias a caminho da casa de seu futuro sogro, manda que o mesmo fisgue um peixe, tire dele o fígado para ser usado medicinalmente, e o orienta de como deveria fazer para expulsar o demônio que se apossara da moça. Já haviam morrido sete pretendentes àquele casamento; Tobias seria o próximo, mas cumprindo obedientemente as determinações de São Rafael não sofreu nenhuma influência diabólica e saiu incólume do teste a que se submetera para confirmar o casamento.
Como se vê, grande era o poder do demônio que se apossara da moça, mas muito maior era a bondade de Deus mandando em auxílio dela e do seu noivo Tobias um dos seus maiores Anjos para sua guarda e proteção.
Muitas pessoas pensam, e com razão, que era São Rafael quem curava miraculosamente as feridas dos santos mártires e os fortalecia em meio dos tormentos que sofriam.
É este formidável Arcanjo que reconduz sãos e salvos tantos viajantes à sua terra natal. Acredita-se que seja o Anjo encarregado por Deus de proteger os lares, as famílias.
São Rafael apareceu á Santa Ciríaca, antes de ser martirizada, dizendo-lhe: “Bravo, Ciríaca! Venceste! Cristo-Rei ouviu as tuas orações; continua a mostrar-te forte e valente. Eu, que te falo, sou o Arcanjo São Rafael, que o Salvador te envia para te revigorar e te dar esta mensagem do Altíssimo; porque tu puseste a tua confiança em Cristo glorificarás o Senhor que te fortalece”.
Em 1789, São Rafael apareceu à Irmã Maria Francisca, da Ordem Terceira franciscana. Disse-lhe que veio para curá-la duma ferida que tinha ao lado. Noutra ocasião, o Arcanjo veio de novo à sua presença para lhe curar de um inchaço de uma veia. Isto demonstra como realmente o Arcanjo São Rafael tem poderes medicinais, embora de modo geral todos os Anjos também os tenham.
[i] “Joana D’Arc a Mulher Forte” – de Régine Pernoud, Ed.Paulinas, pp. 21/22.

sábado, 27 de setembro de 2008

Papel da ONU na propagação do aborto (II)

Dando continuidade ao tema de nossa postagem Papel da ONU na propagação do aborto, divulgamos abaixo mais um interessante artigo com informações curiosas sobre o que tem feito aquele organismo internacional para pressionar os governos neste sentido: A ONU EXIGE A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO EM TODA A AMÉRICA LATINA por Alberto Monteiro A partir da Conferência de Glen Cove o Comitê de Direitos Humanos da ONU passou a exigir ano após ano que os países latinos americanos legalizassem o aborto para seus povos, sob pena de serem acusados de, independentemente do que seus cidadãos pensem acerca do assunto, estarem violando normas, na realidade inexistentes, dos tratados internacionais de direitos humanos. Tanto quanto é possível saber, o primeiro país a ser julgado neste sentido foi a Bolívia. O Comitê de Direitos Humanos, timidamente, fêz um primeiro ensaio com este país e, em 1 de maio de 1997 limitou-se a observar que "O Comitê expressa preocupação pela altíssima taxa de mortalidade materna mencionada no relatório boliviano, grande parte da qual se deve ao aborto ilegal. O Comitê lamenta que a Bolívia não possa proporcionar informações sobre a relação entre a legislação que criminaliza o aborto e este alto nível de mortes". (Pacto Internacional de Derechos Civiles y Políticos) No ano seguinte, em 18 de agosto de 1998, o Comitê foi mais explícita com a República do Equador: "O Comitê manifesta sua preocupação pelo elevado número de suicídios em jovens no Equador, o que em parte parece estar relacionado com a proibição do aborto. O Comitê recomenda que o Equador adote todas as medidas legislativas para ajudar as mulheres que enfrentam o problema de uma gravidez não desejada". (Veja também aqui nota do mesmo Pacto acima). Em 30 de março de 1999 foi a vez do Chile. O Comitê então declarou: "A penalização de todo aborto, sem exceção, coloca graves problemas, sobretudo à luz de relatórios incontestáveis segundo os quais muitas mulheres se submetem a abortos ilegais colocando em perigo as suas vidas. O Chile está obrigado a adotar todas as medidas necessárias para garantir o direito à vida de todas as pessoas, incluindo as mulheres grávidas que decidem interromper sua gravidez. O Comitê recomenda que o Chile revise a lei para estabelecer exceções à proibição geral de todo aborto". (também aqui vê-se uma nota do Pacto). Em 8 de abril de 1999 o Comitê de Direitos Humanos pressionou a Costa Rica. Em seu documento final ela escreve: "O Comitê observa com preocupação as consequências que tem para a mulher a manutenção da penalização de todos os abortos, em particular o perigo para a vida em consequência do aborto clandestino. O Comitê recomenda que se modifique a lei para introduzir exceções à proibição geral de todos os abortos". (V. Pacto). Em 3 de novembro de 2000 foi a vez de Trinidad e Tobago. O Comitê declarou: "O Comitê recomenda que sejam reavaliadas as limitações legais ao aborto, e que se suprimam da legislação do país, mediante uma lei, se for necessário, as restrições que possam afetar os direitos da mulher contidos nos artigos 3, 6 e 7 [do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos]". (v. Pacto). No mesmo dia, 3 de novembro de 2000, foi examinado também o caso da Argentina: "Quanto aos direitos relacionados com a saúde reprodutiva, o Comitê expressa também sua inquietude diante dos aspectos discriminatórios das leis e políticas vigentes, o que produz como resultado um recurso desproporcionado das mulheres pobres e das que habitam nas zonas rurais a um aborto ilegal e de risco. O Comitê recomenda que se reexaminem periodicamente as leis e as políticas em matéria de planejamento familiar e, nos casos em que se possa praticar legalmente o aborto, sejam suprimidos todos os obstáculos para a sua obtenção. A legislação nacional deverá ser modificada para autorizar o aborto em todos os casos de gravidez por estupro". (v. Pacto). Na semana seguinte foi o julgamento do Perú. O Comitê elaborou um relatório, em 15 de novembro de 2000, no qual escreveu que "É sinal de inquietação que o aborto continue submetido a sanções penais, mesmo quando a gravidez seja produto de estupro. O aborto clandestino continua sendo a maior causa de mortalidade materna no Perú. O Comitê reitera que estas disposições são incompatíveis com os artigos 3, 6 e 7 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e recomenda que se revise a lei para estabelecer exceções à proibição e punição do aborto. O Perú deve tomar todas as medidas necessárias para evitar que as mulheres devam arriscar suas vidas em razão da existência de disposições legais restritivas sobre o aborto". (v. Pacto). No ano 2001, no dia 26 de abril, foi examinada a situação dos direitos humanos na Venezuela. O Comitê sentenciou: "A penalização de todos os abortos, menos os terapêuticos, coloca graves problemas, sobretudo à luz dos relatórios incontestáveis segundo os quais muitas mulheres submetem-se a abortos ilegais colocando em risco as suas vidas. A Venezuela tem o dever de adotar as medidas necessárias para garantir o direito à vida, segundo o artigo 6 do Pacto, das mulheres grávidas que decidem interromper sua gravidez, alterando a lei para estabelecer exceções à proibição geral de todo aborto não terapêutico". (v. Pacto...). Em 27 de agosto de 2001 foi examinada a situação dos direitos humanos na Guatemala. O Comitê sentenciou que: "A penalização de todos os abortos com penas tão severas como as previstas pela legislação vigente, com exceção do perigo de morte para a mãe, coloca graves problemas, sobretudo à luz dos relatórios incontestáveis sobre a alta incidência na mortalidade materna dos abortos clandestinos. A Guatemala tem o dever de garantir o direito à vida, artigo 6 do Pacto, das mulheres grávidas que decidem interromper sua gravidez, emendando a lei para estabelecer exceções à proibição geral de todo aborto, salvo o realizado em perigo de morte para a mãe". (v. Pacto...). Em 22 de agosto de 2003 foi examinada a situação dos direitos humanos em El Salvador. O Comitê decidiu que: "O Comitê expressa a sua inquietação pela severidade das leis vigentes en El Salvador que penalizam o aborto, especialmente em vista de que os abortos ilegais tem conseqüências negativas graves para a vida, a saúde e o bem estar da mulher. El Salvador deve tomar as medidas necessárias para que sua legislação se ajuste às disposições do Pacto em matéria de direito à vida, em especial quanto ao artigo 6, a fim de ajudar, em particular, a mulher para que não tenha que recorrer a abortos clandestinos que possam colocar sua vida em perigo". (v. Pacto...). Em 26 de maio de 2004 foi examinada a situação dos direitos humanos na Colômbia. O Comitê concluíu em seu documento final que "O Comitê nota com preocupação que a criminalização legislativa de todos os abortos pode levar a situações nas quais as mulheres tenham que submeter-se a abortos clandestinos de alto risco e em particular preocupa-se que as mulheres que tenham sido vítimas de estupro ou incesto, ou cujas vidas estejam em perigo por causa da gravidez, possam ser processadas por ter recorrido a tais procedimentos, conforme o artigo 6 do Pacto. A Colômbia deveria velar para que a legislação aplicável ao aborto seja revisada para que os casos descritos não constituam uma ofensa penal". (v. Pacto...). Finalmente, no dia 31 de outubro de 2005, há pouco menos de um ano, chegou a vez do Paraguay. O Comitê acusou o Paraguay de violar não somente o artigo 6 do Pacto Internacional, por não legalizar o aborto, como também de violar o artigo 24 do mesmo Pacto, no qual, sem nenhuma referência à questão do aborto, apenas se lê: "Artigo 24: Toda criança deverá ter, sem discriminação de raça, cor, sexo, lingua, religião, nacionalidade, origem social, propriedade ou nascimento, direito às medidas de proteção que forem necessárias pelo seu estado de menoridade, da parte de sua família, sociedade e Estado". Na sentença final sobre o Paraguay o Comitê assim escreveu: "O Comitê reitera sua preocupação pela legislação indevidamente restritiva do aborto que induz as mulheres a recorrer a formas inseguras e ilegais de aborto con riscos para a sua vida e saúde, conforme os artigos 6 e 24 do Pacto Internacional. O Paraguay deve adotar medidas efetivas para reduzir a mortalidade infantil e materna mediante, entre outras coisas, a revisão de sua legislação sobre o aborto para que esteja de acordo com o Pacto Internacional". (v. Pacto...). Nota do quodlibeta: Estas notas diplomáticas têm efeito sobre os governos destes países? Claro que sim! Um exemplo foi a insistência destes organismos da ONU em exigir dos governos latino-americanos a execução da reforma agrária, tema obrigatório de todos os governos populistas das décadas de 60, 70 e 80. O próprio FMI colocava em todos empréstimos concedidos uma cláusula em que os governos se comprometiam em fazer a reforma agrária! Será que também não constava o aborto, controle da natalidade, liberação sexual e outras disposições revolucionárias impostas pelo ONU em atenção aos movimentos libertários e feministas?

Genocídio incruento: 2 milhões de jovens a menos em vinte anos!

O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF) espanhol, Eduardo Hertfelder, afirmou que a Espanha ingressou "num inverno demográfico sem precedentes" ao haver perdido, nos últimos vinte anos, dois milhões de jovens. O problema não é espanhol, mas de toda a Europa. E está chegando ao Brasil, quando o IBGE informou que daqui a menos de 20 anos nossa população começará a decrescer e a quantidade de velhos será igual a dos jovens. O presidente do IPF explicou que em 1988 existiam 8,5 milhões de jovens com idade inferior a 14 anos na Espanha: hoje só existem 6,5 milhões. Quer dizer, um genocídio incruento de 2 milhões de jovens em apenas 20 anos. A comparação com "inverno demográfico" é muito oportuna, especialmente porque o governo socialista espanhol, em vez de incrementar a natalidade faz o contrário, incentivando o assassinato de nascituro com leis abortivas e de anti-natalidade cada vez mais liberais. Onde vamos parar?

Imagem de Nossa Senhora Aparecida visita Fortaleza


Criada aos 8 de dezembro de 1958, através do decreto 131/58 de D. Antonio de Almeida Lustosa, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do Montese, em Fortaleza, completa, neste ano de 2008, seus 50 anos de existência, portanto está fazendo seu Jubileu de Ouro. Esta paróquia surgiu como fruto de um trabalho pioneiro e missionário de um valoroso sacerdote, conhecido como Padre Francisco, nos idos de 58, quando houve uma das grandes secas no Ceará. Com o incentivo da piedade popular, novenas e peregrinações, o local onde hoje é a igreja era "acampamento" de flagelados da seca, transformado posteriormente num templo católico. Para festejar a data de seu jubileu, seu 5º pároco, Pe. Severino Guedes, proclamou em Carta Pastoral Paroquial o "1º Ano Eucarístico, Missionário e Mariano" de sua história, que teve início no dia 8 de dezembro de 2007 e se estenderá até igual data de 2008, humilde e devidamente acatada pelo novo pároco, Pe. Gabriel Brilhante Holanda. Para tanto, foi preparado um calendário de atividades litúrgicas, materiais e sociais que vão desde as celebrações especiais, seminários eucarístico e mariano, missões populares até a construção de um ícone em frente à Matriz, comemorativo ao cinqüentenário, e a lançamento de livros sobre a Paróquia, sobre Jesus Cristo, de cantos e da própria festa. O ponto alto do jubileu será "Festa da Padroeira dos 50 anos" a ser aberta no dia 2 de outubro, com a vinda da imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, do próprio Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
Chegou nesta segunda-feira (22) a Fortaleza a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A presença da Imagem, pela primeira vez no Ceará, como parte das comemorações do jubileu de ouro da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Montese. No início da tarde, a imagem foi recebida por milhares de fiéis no terminal antigo do Aeroporto Pinto Martins. Os devotos da padroeira fizeram fila para reverenciar a presença da Santa na Capital. Do aeroporto, uma procissão seguiu, pelas ruas do Montese, até chegar à paróquia. A imagem foi levada por um caminhão do Corpo de Bombeiros, nas mãos do padre Antônio Clayton Santana, que conduziu a imagem desde o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do município de Aparecida, no Estado de São Paulo, e cumpre a missão de acompanhar a Santa em sua passagem por Fortaleza.
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará em Fortaleza até o dia 3 de outubro. Além de missas na Paróquia do Montese, a imagem também estará presente nas celebrações de três capelas do bairro Serrinha (de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guadalupe, e das Vitórias); na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Joaquim Távora; na Igreja do Imaculado Coração de Maria, no Henrique Jorge; e na Paróquia do Senhor do Bonfim, no Monte Castelo. Veja o vídeo sobre a chegada da imagem divulgado pelo "Diário do Nordeste" no youtube.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Filha do continente negro, modelo de esperança para o mundo moderno

Os "modelos" apresentados pela Revolução nos mostram personalidades cheias de revolta e de ódio, como é o caso do falso líder negro quilombola Zumbi: assassino frio que matou o rei Ganga Zumba e muitos que o acompanhavam, escravizava seus próprios partidários, traiu os ideais em que foi criado do cristianismo e comandou uma revolta sangrenta e inútil contra as autoridades da época. Ao contrário, os modelos apresentados pela Santa Igreja são de personalidades que induzem à prática do bem e das virtudes. Um destes modelos é o de uma ex-escrava africana. Santa Josefina Bakhita foi elevada à honra dos altares por João Paulo II e foi apresentada por Bento XVI como exemplo de esperança na sua Encíclica "Spes Salvi", publicada em 30.11.2007, em seu item 3:
"3. Porém, agora coloca-se a questão: em que consiste esta esperança que, enquanto esperança, é « redenção »? Pois bem, o núcleo da resposta encontra-se no trecho da Carta aos Efésios já citado: os Efésios, antes do encontro com Cristo, estavam sem esperança, porque estavam « sem Deus no mundo ». Chegar a conhecer Deus, o verdadeiro Deus: isto significa receber esperança. A nós, que desde sempre convivemos com o conceito cristão de Deus e a ele nos habituamos, a posse duma tal esperança que provém do encontro real com este Deus quase nos passa despercebida. O exemplo de uma santa da nossa época pode, de certo modo, ajudar-nos a entender o que significa encontrar pela primeira vez e realmente este Deus. Refiro-me a Josefina Bakhita, uma africana canonizada pelo Papa João Paulo II. Nascera por volta de 1869 – ela mesma não sabia a data precisa – no Darfur, Sudão. Aos nove anos de idade foi raptada pelos traficantes de escravos, espancada barbaramente e vendida cinco vezes nos mercados do Sudão. Por último, acabou escrava ao serviço da mãe e da esposa de um general, onde era diariamente seviciada até ao sangue; resultado disso mesmo foram as 144 cicatrizes que lhe ficaram para toda a vida. Finalmente, em 1882, foi comprada por um comerciante italiano para o cônsul Callisto Legnani que, ante a avançada dos mahdistas, voltou para a Itália. Aqui, depois de « patrões » tão terríveis que a tiveram como sua propriedade até agora, Bakhita acabou por conhecer um « patrão » totalmente diferente – no dialecto veneziano que agora tinha aprendido, chamava « paron » ao Deus vivo, ao Deus de Jesus Cristo. Até então só tinha conhecido patrões que a desprezavam e maltratavam ou, na melhor das hipóteses, a consideravam uma escrava útil. Mas agora ouvia dizer que existe um « paron » acima de todos os patrões, o Senhor de todos os senhores, e que este Senhor é bom, a bondade em pessoa. Soube que este Senhor também a conhecia, tinha-a criado; mais ainda, amava-a. Também ela era amada, e precisamente pelo « Paron » supremo, diante do qual todos os outros patrões não passam de miseráveis servos. Ela era conhecida, amada e esperada; mais ainda, este Patrão tinha enfrentado pessoalmente o destino de ser flagelado e agora estava à espera dela « à direita de Deus Pai ». Agora ela tinha « esperança »; já não aquela pequena esperança de achar patrões menos cruéis, mas a grande esperança: eu sou definitivamente amada e aconteça o que acontecer, eu sou esperada por este Amor. Assim a minha vida é boa. Mediante o conhecimento desta esperança, ela estava « redimida », já não se sentia escrava, mas uma livre filha de Deus. Entendia aquilo que Paulo queria dizer quando lembrava aos Efésios que, antes, estavam sem esperança e sem Deus no mundo: sem esperança porque sem Deus. Por isso, quando quiseram levá-la de novo para o Sudão, Bakhita negou-se; não estava disposta a deixar-se separar novamente do seu « Paron ». A 9 de Janeiro de 1890, foi baptizada e crismada e recebeu a Sagrada Comunhão das mãos do Patriarca de Veneza. A 8 de Dezembro de 1896, em Verona, pronunciou os votos na Congregação das Irmãs Canossianas e desde então, a par dos serviços na sacristia e na portaria do convento, em várias viagens pela Itália procurou sobretudo incitar à missão: a libertação recebida através do encontro com o Deus de Jesus Cristo, sentia que devia estendê-la, tinha de ser dada também a outros, ao maior número possível de pessoas. A esperança, que nascera para ela e a « redimira », não podia guardá-la para si; esta esperança devia chegar a muitos, chegar a todos".
Veja no vídeo da H2ONEWS, um pequeno resumo da vida desta santa.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CNBB divulga nota sobre doação de órgãos

Reunidos em Brasília nos dias 24 a 26 de setembro de 2008, nós – Bispos do Conselho Permanente da CNBB – desejamos esclarecer a posição da Igreja Católica a respeito da doação de órgãos de pessoas com morte encefálica comprovada. A questão tem sua relevância, dado o grande número de pessoas que estão à espera de algum tipo de órgão.Recordamos antes de tudo a Palavra do Senhor, que diz: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). Guiados pela luz do evangelho, vemos na doação voluntária de órgãos um gesto de amor fraterno em favor da vida e da saúde do próximo. É uma prova de solidariedade, grandeza de espírito e nobreza humana.O magistério da Igreja tem se manifestado favorável à doação voluntária de órgãos. O Catecismo da Igreja Católica afirma: “a doação gratuita de órgãos após a morte é legítima e pode ser meritória” (n. 2301). A encíclica Evangelium Vitae ensina: “merece particular apreço a doação de órgãos feita segundo normas eticamente aceitáveis para oferecer possibilidades de saúde e de vida a doentes, por vezes já sem esperança” (n. 86). O Papa João Paulo II por ocasião do 18º Congresso Internacional sobre Transplantes de Órgãos, dizia: “A doação de órgãos é uma decisão livre de oferecer, sem recompensa, uma parte do próprio corpo em benefício da saúde e do bem-estar de outra pessoa”. (Roma 29 de agosto de 2000).Manifestamos nossa solidariedade para com milhares de pessoas que estão em lista de espera, na expectativa de receber algum órgão para sua sobrevivência, recuperação e saúde. Encorajamos as pessoas e especialmente as famílias a que – livre, conscientemente e com a devida proteção legal – doem órgãos como gesto de amor solidário em consonância com o evangelho da vida. Certamente estamos diante de um gesto nobre e comovente: um sim à vida. Aproveitamos a ocasião também para recordar que a moral católica considera lícita não apenas a doação voluntária de órgãos, bem como os transplantes. Encorajamos a todos a colaborarem sempre mais com as doações de sangue e de medula óssea, tão necessárias.No entanto, destacamos que a doação de órgãos exige rigorosa observância dos princípios éticos que proíbem a provocação da morte dos doadores, a comercialização e o tráfico de órgãos. Sejam conscienciosamente respeitadas a inviolabilidade da vida e a dignidade da pessoa. A ética determina, ainda, que o consentimento do doador ou de sua família seja livre e consciente, após ter recebido todas as informações requeridas.A Lei Federal nº 10.211 de 23 de março de 2001, determina que a família tem o direito de decidir a doação de órgãos da pessoa em estado de morte encefálica; assim, aqueles que se dispõem à doação, devem manifestar previamente aos familiares a sua intenção. O Sistema Nacional de Transplantes é que decide sobre os critérios de destinação justa dos órgãos doados e sobre a organização das listas de espera, evitando e coibindo toda tentativa de comércio de órgãos.A doação de órgãos não contraria à fé cristã na ressurreição final, pois “Deus dá vida aos mortos e chama à existência o que antes não existia” (Rm 4,17). Todos aqueles que se dispõem a doar órgãos aos irmãos, tenham a certeza de que o amor e tudo o que se faz por amor permanecerão para sempre: “o amor jamais acabará” (1Cor 13,8).Brasília-DF, 25 de setembro de 2008

Ação angélica é deturpada por falsos pregadores modernos

No blog de Júlio Severo, escritor evangélico considerado não alinhado com as chamadas igrejas pentecostais, divulga artigo de J. Lee Grady em que constam algumas das deturpações que certas igrejas protestantes fazem da origem e sobre a ação angélica entre os homens. Há um ponto em que os chamados evangélicos cometem um erro comum: trata-se do livre-exame -como cada um pode interpretar os textos bíblicos como melhor lhe aprouver, daí decorre as mais absurdas idéias a respeito de cada tema ou verdade sobrenatural. Vejam alguns tópicos daquele artigo:
"Numa igreja brasileira grande em Boston, um pastor declarou para sua congregação que ele estava tendo conversas regulares com um anjo. Semanas mais tarde ele colocou uma cadeira na plataforma para o visitante celestial, a quem ele disse estava freqüentando os cultos de domingo, muito embora ninguém conseguisse vê-lo. O pastor acabou escrevendo um livro contendo mensagens que ele supostamente recebeu do anjo. Os ensinamentos desse homem se tornaram tão bizarros que ele acabou sendo expulso de sua denominação por promover heresia".
Este pastor dizia que falava com um anjo. Soube de um caso em Salvador de um outro pastor que dizia pulicamente, jurando perante seus fiéis, que havia falado diretamente com Deus várias vezes, trazendo para eles suas "mensagens divinas"...
Mais além, contou mais alguns casos o articulista:
"* O evangelista Todd Bentley, líder do Reavivamento de Lakeland, provocou interesse em anjos quando escreveu sobre Emma, um anjo do sexo feminino que ele afirmava vestia um longo vestido branco, flutuava acima do chão e se parecia com Kathryn Kuhlman.
* Um jovem evangelista que estava pregando no Canadá na última primavera segurou uma jarra com uma pena dentro e declarou para a congregação que a pena pertencia a um anjo que o visitava. Ele disse que o anjo estava vindo ao culto para liberar riquezas e cura para aqueles que queriam oração.
* Líderes do movimento profético muitas vezes falam de anjos que trazem cura, riqueza ou unções especiais. Alguns descrevem os anjos como tão altos quanto prédios arranha-céus enquanto outros dizem que viram mini-anjos do tamanho de insetos. Um profeta falou de anjos que dormem dentro das paredes das igrejas. Outro segmento de crentes afirma que os círculos reluzentes de luz que muitas vezes aparecem em fotos são anjos na forma de “orbes”.
Como tudo isto é diferente do que ensina a doutrina verdadeira sobre os seres angélicos, exposta pelos teólogos da Santa Igreja Católica. Temos um grupo de relacionamento no yahoo chamado "Os Santos Anjos", onde qualquer um pode participar - é só entrar no "yahoo grupos" e procurar o título acima. Lá se pode ver muita coisa sobre a doutrina da Igreja sobre os santos anjos, seu poder de ação, como podem influenciar os homens, como os anjos da guarda nos protegem e como procuram incentivar a santificação de todos com destino à salvação eterna...

Youtube retira vídeo contrário ao aborto

O ator mexicano Eduardo Verástegui lançou um vídeo no youtube, denominado “Dura Realidade”, no qual pede aos eleitores hispânicos lutarem contra o aborto nos Estados Unidos não dando seu voto ao candidato Barack Obama. No vídeo, o ator expõe imagens explícitas de abortos e faz denúncias contra influências racistas nos grupos abortistas. Também fala da indústria do aborto, um negócio altamente lucrativo no mundo de hoje. Lembra que são mortos mais de 3 mil bebês diariamente somente nos Estados Unidos, dos quais em torno de 650 são filhos de origem hispânica. Referindo-se ao candidato abortista, diz que Obama além de ser favorável ao aborto até mesmo durante os últimos meses de gravidez ainda defende a idéia de que o Governo deve pagá-los às mulheres pobres. Quer dizer, é o dinheiro público servindo para a prática de crimes. O vídeo estava no youtube em duas versões: uma completa e outra editada pela ACI Prensa. A versão editada pode-se acessar ainda, ( clique aqui ), mas a edição completa (teste também clicando aqui) foi retirada do youtube, não se sabe ainda se por imposição legal ou do próprio portal que matém o youtube (o Google), que, como se sabe, tem tomado posições favoráveis ao aborto (como, aliás, toda a mídia) pelo fato de se recusar publicações de anúncios contrários como já verificamos em nossa postagem de 23.09.2008:
Veja o vídeo em sua forma editada:

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Escandaloso silêncio da mídia sobre quem eram os "jovens" entregues pelos militares a traficantes no Rio

Todos lembram do caso, ocorrido recentemente. A mídia alardeou incessantemente pelo Brasil a fora sobre o crime hediondo dos militares cariocas que entregaram três rapazes aos traficantes para serem mortos por estes. Os responsáveis pela barbaridade foram presos, é evidente, e processados. Alguns pegaram prisão, pois, realmente, o que fizeram não foi lícito. Porém, hora nenhuma a mídia divulgou quem eram os três "anjinhos" mortos pelos traficantes. Silenciaram completamente este detalhe pois isto poderia obscurecer a nódoa que queriam lançar sobre os militares: contra estes vale qualquer notícia de enxovalhamento, até mesmo de mentiras ou de omissão. Mas, finalmente, hoje já se sabe quem eram os três rapazinhos, tidos como inocentes e vítimas da brutalidade dos militares.
OS TRÊS GAROTOS INOCENTES, SEGUNDO A MÍDIA, OAB, ONGS DEFENSORAS DO CRIME, ETC... SÃO:
1- David Wilson Florenço da Silva.2- Marcos Paulo Rodrigues Campos.3- Wellington Gonzaga da Costa Ferreira. Hoje a polícia informa que os três "civis' mortos por traficante, após serem entregues por militares do Exército, possuíam passagem pela polícia. David Wilson Florenço da Silva, conhecido como "Deivão", foi preso em flagrante, em junho de 2004, por porte ilegal de munição e corrupção de menores. "Deivão" também seria segurança do traficante Carlinhos Fininho, gerente da "boca de fumo" do Morro da Providência, favela dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), que após a ocupação do Morro por tropas do Exército, se evadiu para o morro da Mangueira. Marcos Paulo Rodrigues Campos era primo do traficante Carlinhos Fininho e provavelmente prestava serviços como segurança da "boca-de-fumo". A mãe adotiva de Marcos, Maria de Fátima Barbosa, foi presa em flagrante delito pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro de2004, em companhia de três cidadãos, por estarem de posse de 04 (quatro)fuzis, sendo três de calibre 7.62mm e um de calibre .223, além de cartuchosde munição para os calibres supra citados. Por fim, Wellington Gonzaga da Costa Ferreira, também conhecido como "Negão"possui registro policial por ser acusado de associação para o tráfico, em maio de 2006. Seria também segurança do traficante Carlinhos Fininho. LílianGonzaga da Costa de Souza, mãe de Wellington, já foi presa por posse de cocaína, em 2001. E o presidente Lulla ainda quer dar pensão a esta gente. Também é estranho o acesso do inocente e ético "Bispo" Crivella com este tipo de pessoas. Ainda hoje no exterior corre a imagem de que os militares brasileiros são homens sem coração, chegando ao cúmulo de entregar inocentes rapazinhos a traficantes para serem assasinados friamente. Mas, revelados quem são, nada mais se diz sobre eles. Silêncio total...Vejam acima as fotos das "crianças" divulgadas pela polícia recentemente.

Cresce também, na Espanha, os movimentos de defesa da família

Como noticiamos anteriormente (vide postagem anterior), cresce na Espanha a reação em defesa da família, ameaçada lá por um governo socialista, anticlerical, ateu e imoral. Agora vamos falar do SOS Família. Apesar de existir desde 1991, o movimento SOS Família vem crescendo e atuando de forma impressionante nos últimos dias em defesa dos valores familiares. Conforme se vê em seu site, é uma iniciativa de "Europa del Manãna", entidade civil e sem fins lucrativos, e tem como fim defender e incentivar a instituição da família, o direito e a vida, protegendo a juventude e a infância de todos os ataques que possam prejudicar seu reto desenvolvimento, especialmente da degradação moral da TV. Em constante expansão, SOS Família tem membros atuando nas 52 províncias da Espanha, distribuída em 1342 localidades. O método de atuação da entidade é baseado no Direito Natural e na Lei Divina, centrando seus esforços em sensibilizar a opinião pública, as autoridades e os responsáveis pelos meios de comunicação sobre as trágicas consequências para a instituição familiar do modelo de sociedade que certas correntes de pensamento estão impondo à Espanha e à Europa de modo geral. Em concreto se trata de incentivar a instituição familiar, mostrando sua beleza, sua bondade, sua verdade e sua unicidade e, ao mesmo tempo, defendendo-a dos ataques constantes a que está sendo submetida. Estão elencadas uma série de malefícios que a família sofre na Espanha, que não é diferente do Brasil e do resto do mundo, como dissolução dos costumes, o divórcio, as uniões do mesmo sexo, o aborto, a anticoncepção, etc. Assim, temos aí uma entidade de defesa da família que não se prende apenas a um dos aspectos em que esta instituição é atacada, como o aborto e o casamento de homossexuais, mas a todos indistintamente. Por isso merece o nosso inteiro apoio e o nosso desejo é que seja feito semelhante movimento também no Brasil.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Descrição sucinta e fantasiosa da teoria do big bang

Enquanto os idealizadores do LHC quebram suas cabeças para provar que existiu um "big bang" sem Deus, a máquina infernal resolveu tirar umas férias, já quebrou várias vezes. Vejamos como surgiu e como querem "provar" a teoria do big bang. Tudo se originou de uma grande explosão de um átomo primordial, e dizem que depois de longos anos de estudo pode ser comprovada tal teoria. Quando observava o espaço através de um telescópio, o astrônomo americano Edwin Hubble, notou que um grupo de estrelas estavam se afastando uma das outras. Que visão tinha esse cara, hem? Viu de uma só vez o conjunto das galáxias afastando-se uma das outras. Mas, admitamos que ele tenha visto realmente tal fenômeno. Isso gerou reflexão geral de todas as teorias existentes até então: se as galáxias estão se afastando significa que elas já foram mais próximas, como diria o Conselheiro Acácio. George Gamow juntamente com Robert Hermann e Ralph Alpher, tentaram desvendar o mistério: segundo esses cientistas as galáxias se encontravam tão próximas que ocupavam todas o mesmo espaço, a temperatura e densidade eram muito elevadas, e como se sabe que a tendência de tudo que é muito quente e muito denso é de se esfriar e expandir, eles acreditavam que foi isso que aconteceu, que tudo se esfriou, o que causou a explosão. E à medida que o tempo foi passando, a matéria foi se resfriando e se agrupando, dando origem aos planetas, estrelas, etc. Mas para a teoria ser aceita eles tinham que provar que ela era verdadeira, apesar de todos os dados matemáticos apresentado havia que ter uma prova concreta do que eles propuseram na teoria. É neste momento que surgem duas novas figuras da teoria do Big Bang, Arno Penzias e Robert Wilson. Havia um chiado que não tinha explicação, pois não vinha de nenhum lugar da Terra. Era um ruído nas antenas usadas em ligações interurbanas. E os dois cientistas ficaram intrigados para resolver tal mistério, em busca de uma solução. Penzias acabou tomando conhecimento da teoria dos pesquisadores da Universidade de Princeton. Neste momento Gamow e seus ajudantes estavam construindo um radiotelescópio com a esperança de achar os vestígios do Big Bang. Acidentalmente Arno Penzias e Robert Wilson acabaram descobrindo o que faltava para comprovar aquela teoria: o chiado que interferia nas antenas de ligação interurbana era, nada mais nada menos, do que o som do Big Bang. O outro com uma visão fantástica, e estes com ouvidos fenomenais! Assim pode se dizer que é real a Teoria da Grande Explosão. Fácil, né? Muito fácil, nem parece ciência, parece mais brincadeira de teóricos de ilusões fracassadas. Falta agora inventar um gravador gigante para gravar o som do Big Bang; quem sabe se o LHC vier algum dia a funcionar talvez saia de lá esse gravador...

Não há incompatibilidade entre Darwin e a Bíblia?

Acredito que as palavras do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, mons. Gianfranco Ravasi, não foram muito claras ou mal interpretadas. Disse ele que, "a priori", não há incompatibilidade entre Darwin e a Bíblia. Coincidentemente, na mesma data, o representante da Igreja Anglicana fez na Inglaterra pronunciamento semelhante, quer dizer, estão dizendo que Darwin tinha razão. Num encontro com jornalistas, Dom Ravasi quis deixar patente que a teoria da evolução das espécies não entra em choque com a narração bíblica. Estes dois pronunciamentos são de moldes a amaciar o que se chama "tolerância" das religiões para com as teses ou teorias científicas, é a busca de um diálogo. Será isto possível?
Quanto ao fato da Igreja reconhecer que houve uma evolução na criação das espécies, acho que não há nenhuma novidade sobre isso. A Teologia, desde a Idade Média o afirma. Um exemplo é São Boaventura, o qual, disocorrendo sobre isso diz que a Criação do Universo foi feito "por etapas". Trata-se de uma lógica muito simples: para Deus e seus anjos, que estão fora do tempo, o Universo foi criado por um só ato e de uma só vez; porém para nós, que vivemos no tempo, não é bem assim, e tudo foi feito realmente de uma forma "evolutiva", gradual. Veja aqui o que diz São Boaventura:
"O princípio da Criação de forma gradual (ou evolutiva), porém não espontânea: a) Deus poderia ter criado o mundo num só ato; b) Preferiu, porém, fazê-lo de forma sucessiva: 1º. ) Para manifestar a distinção de sua Sabedoria e Bondade; 2º.) Por motivo da conveniente correspondência entre os dias os tempos e as operações; 3º. ) – Porque desde o princípio deveria se produzir as sementes das obras que haviam de se produzir, prefigurando os tempos futuros. 4º.) – Naqueles sete dias se antecipou, como semente, a distinção de todos os tempos que vão surgindo no decurso das sete idades. c) Também se pode dizer “de certo modo” que fez o mundo de uma só vez – então os sete dias há que se referir à consideração angélica, quer dizer, à maneira como foi comunicado aos anjos a Criação. Contudo, a primeira maneira de falar é mais conforme a Escritura e à autoridade dos santos".
(Obras de San Buenaventura – BAC - vol. I, págs. 242/247)
Mas há uma coisa em que não coincidem o pensamento da Igreja com o de Darwin, e aí não é possível diálogo: é que Darwin nega que existe Deus e que foi Ele o Criador do Universo e o mentor dessa evolução que ele tanto defendeu; tanto Darwin quanto seus seguidores dizem que o Universo e os seres foram criados por uma "evolução natural" ou "evolução espontânea". Deus não existe em suas cogitações. Aí a incompatibilidade entre Darwin e a Bíblia é total. Além do mais, as teses de Darwin não são hoje pacificamente aceitas pela comunidade científica, muitos discordam até de que tenha havido "evolução", outros que esta evolução tenha sido natural ou espontânea e até há um grupo que admite que tenha uma inteligência dirigindo o curso da evolução, é a tese do "design inteligente" já admitida por muitos cientistas, até mesmo ateus e agnósticos. Veja postagem anterior, onde relaciono alguns destes cientistas a propósito do caráter inquisitório da SBPC que impediu um deles de fazer uma conferência em São Paulo defendendo seu ponto de vista contrário ao de Darwin.

Salve Regina entoado num Carmelo moderno

Freiras do Carmel du Saint Curé d'Ars entoando a Salve Regina em latim.

O papel da ONU na propagação do aborto no mundo

O texto abaixo encontra-se no site do "Movimento em Defesa da Vida", e nele encontramos muitas informações importantes sobre o papel na ONU na propagação do aborto e contrária a um dos mais elementares direitos da pessoa humana - a vida. ONU e Aborto - COMO TUDO COMEÇOU por Alberto Monteiro São pouquíssimas as pessoas, incluindo a maioria dos políticos latino americanos, que tem conhecimento de que o Comitê de Direitos Humanos da ONU, tem exigido, desde meados da década de 1990, de todos os países da América Latina, um a um, que legalizem o aborto com base nos artigos do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, ratificado pelos países membros da ONU em dezembro de 1966 e em vigor desde março de 1976. Trata-se de uma estratégia conjunta adotada há mais de dez anos pelas várias Comissões da ONU que monitoram a aplicação dos diversos Tratados de Direitos Humanos das Nações Unidas, em colaboração com o Fundo de População das Nações Unidas e diversas ONGs coordenadas pelo Centro de Direitos Reprodutivos de Nova York e financiadas por conhecidas fundações norte americanas como a Fundação Rockefeller, MacArthur, Packard, Ford, Merck e várias outras, para criar uma jurisprudência crescente que leve à criação de uma legislação internacional explicita que exija de todos os estados membros da ONU a obrigação de legalizar o aborto. A Comitê de Direitos Humanos da ONU tem acusado sistematicamente em seus documentos aos países da América Latina, nas ocasiões em que examina a situação dos direitos humanos dos estados membros da ONU, de estarem violando os artigos 3, 6 e 7 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, por não terem ainda legalizado o aborto. Em nome dos artigos 3, 6 e 7 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos o Comitê de Direitos Humanos já exigiu oficialmente de quase todos os países da América Latina que eles legalizem o aborto. No entanto, examinando os artigos 3, 6 e 7 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos não é possível encontrar nenhuma referência à questão do aborto. A íntegra do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos pode ser encontrado no endereço http://www.ohchr.org/english/law/ccpr.htm e em seus artigos 3, 6 e 7 pode ler-se apenas que: "Artigo 3º: Os Estados Partes devem assegurar igualdade de direitos entre o homem e a mulher no gozo de todos os direitos civis e políticos que são estabelecidos no presente pacto". "Artigo 6º: Todo ser humano tem direito à vida. Este direito deve ser protegido pela lei. Ninguém pode ser arbitrariamente privado de sua vida". "Artigo 7º: Ninguém poderá ser submetido à tortura, ou a práticas ou punições degradantes, cruéis ou desumanas". Outras Comissões da ONU, como o Comitê que monitora a implementação do CEDAW, estão seguindo os passos do Comitê de Direitos Humanos e desde meados da década de 1990 estão também exigindo que os governos dos países latino americanos legalizem o aborto. O ativismo das organizações internacionais para envolver a ONU nas questões de controle populacional e aborto é antigo e data pelo menos do início dos anos 50, com a fundação, por parte da família Rockefeller, do Population Council em Nova York em 1952. Desde aquele tempo a instuição sustentava um intenso lobby junto aos órgãos da ONU que não parou de crescer com o correr dos anos. No entanto a última fase do trabalho de envolvimento da ONU com a promoção ativa do aborto iniciou-se apenas em 1996 quando diversas organizações a favor do aborto, sob a coordenação intelectual do Centro de Direitos Reprodutivos de Nova York, realizaram um Congresso a portas fechadas para pactuar um novo processo para impor o aborto aos países onde este ainda não houvesse sido legalizado. Segundo a Real Women do Canadá, "os representantes das organizações [a favor do aborto] dentro da ONU entenderam que deveriam iniciar um novo processo para derrubar o muro de resistências às suas políticas. Por este motivo, foi organizado um encontro fechado e secreto em Glen Cove, NY, em dezembro de 1996, entre oficiais da ONU e estrategistas dos movimentos feministas. Estiveram presentes neste encontro membros das seis agências da ONU relacionados com a supervisão dos tratados de direitos humanos, representantes de diversos outras organizações e agências da ONU, e mais oito ativistas [a favor do aborto] cuidadosamente selecionados". "Em Glen Cove foi estabelecido um esquema que produziria uma reinterpretação dos direitos humanos fundamentais de modo a incluir o aborto e os direitos homossexuais. Estes últimos direitos, com certeza, nunca foram escritos nem pensados pelos estados que assinaram os documentos da ONU quando estes foram ratificados. Mas é muito importante sublinhar que a intenção destes estrategistas e oficiais da ONU é no sentido de que estes novos direitos implícitos do aborto e os direitos homossexuais deverão substituir os direitos fundamentais universalmente aceitos, tais como os direitos religiosos. Assim, mesmo que a religião de um país, muçulmano ou católico, proiba o aborto ou os direitos homossexuais, estes países deverão ser obrigados, em função de terem assinado os tratados da ONU, a implementar as novas políticas. Caso ajam diversamente, deverão ser denunciados como violadores dos direitos humanos para seus próprios povos". "O processo pelo qual estes líderes radicais da ONU esperam alcançar seus objetivos é através dos órgãos que monitoram a aplicação dos tratados da ONU. Caberá a elas encontrar os novos direitos humanos 'implícitos' nos textos dos documentos. Os órgãos de monitoração dos tratados irão considerar os aspectos de gênero dos direitos humanos identificando disposições dos tratados que possam ser estendidos de maneira a 'refletirem mais os interesses das mulheres'. Por exemplo, um Comitê de Monitoração poderia interpretar o direito à vida (artigo 6 do Acordo Internacional de Direitos Civis e Políticos), ou o direito aos cuidados de saúde (contido no Acordo Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais), ou ainda o direito à não discriminação em função de gênero (contido na Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres), de tal maneira que estes incluam um direito ao aborto". "Ficou estabelecido que as agências da ONU irão contribuir para o trabalho destes órgãos de monitoração dos diversos tratados através do levantamento dos dados necessários para estabelecer se os países membros estão agindo de acordo ou violando os novos direitos implícitos". "Estes dados seriam divulgados quando os países entregassem seus relatórios periódicos para as diversas Comissões de Monitoração da ONU. O fracasso ou o sucesso em implementar estes novos padrões e direitos implícitos serão reportados novamente, por sua vez, quando os relatórios oficiais das Comissões de Monitoração fossem submetidos à revisão da própria ONU. Estes relatórios serão baseados em padrões e orientações distorcidas pelas organizações que promovem o aborto através destes direitos recém-encontrados. Finalmente, os dados e os relatórios oficiais da ONU serão canalizados para a mídia que irá informar o sucesso ou a dificuldade de cada país em particular em promover estes novos padrões de direitos humanos. Estes mesmos dados serão utilizados com fundamentos para iniciar protestos e para implementar pressões, assim como para emendar leis e corrigir práticas em países individuais". http://www.realwomenca.com/newsletter/1998_Sept_Oct/article_2.html Embora esta descrição encontre-se no site de uma organização canadense a favor da vida, a Real Women of Canada, uma descrição idêntica do mesmo processo pode encontrar-se também no site oficial do Fundo Populacional das Nações Unidas, ou UNFPA, o órgão que oficialmente tomou a iniciativa junto com o Comitê de Direitos Humanos da ONU de convocar o encontro de 1996 em Glen Cove. Confira no seguinte seguinte endereço: http://www.unfpa.org/intercenter/reprights/glen.htm

Mídia perde lance de sua guerra pró aborto

O Google só publicava anúncios pagos dos grupos ou clínicas abortistas ou que fossem favoráveis ao aborto. Qualquer anúncio contrário ao aborto, mesmo pago, não era aceito para publicação. Uma associação evangélica inglesa "Christian Institute" levou aquele portal da mídia eletrônica aos tribunais ingleses, forçando-os a aceitar um acordo e se comprometer a publicar doravante não só todos seus anúncios contrários ao aborto, mas os de qualquer outra organização. O curioso é que eles ligavam o tema aborto ao de religião: era este o pretexto para a recusa - não se posicionar sobre "religião" abrindo suas páginas aos anti-abortistas. Curioso como há hipocrisia em tudo quanto se relaciona com a mídia. Eles dizem ser imparciais, não tomar posição sobre religião ou qualquer outro tema polêmico, etc, mas na realidade são fortemente favoráveis ao aborto e ao ateísmo. E procuram manifestar desta maneira suas preferências: calando a religião e dando voz aos contrários; calando os anti-abortistas e dando voz aos abortistas. Mas isto não ocorre somente com o Google. Recentemente o "Correio Brasiliense" recusou a publicação (paga, e muito bem paga a um preço exorbitante) de um pronunciamento contrário às pesquisas embrionárias para efeito de células tronco, quando o tema estava para ser discutido no STF. Calando a voz dos que combatiam aquela abominável medida, o jornal tomou posição, não foi imparcial e deu sua contribuição (embora remota) favorável ao aborto.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mais uma campanha contra o aborto é lançada na Espanha

Em vista da radicalização que o governo socialista espanhol demonstra cada vez mais em prol da ampliação da liberalização do aborto, cresce de outro lado a reação contrária. Surgiu agora lá mais uma campanha pública contra o aborto, com o nome de "Derecho a vivir" Veja um dos vídeos da campanha lançado na internet:

Natalidade volta a crescer na Alamanha?

Agradeço a Santiago Chiva, da Espanha, por informar sobre os vídeos divulgados pela campanha "Du Bist Deutschland" (traduzido literalmente: Foi magia germânica). A campanha foi lançada por um executivo da Bertelsmann AG, Gunter Thielen, e visa produzir uma série de pequenos vídeos que falam de temas sociais para "levantar a moral" do povo alemão. Um dos vídeos em questão se destina a fomentar uma maior aceitação social das crianças naquele país. Desde que o aborto foi liberado vem crescendo assustadoramente a prática de tão abominável crime, que ele informa, segundo dados oficiais, ascender a mais de 4 milhões anuais. Há exagero nestes dados, pois a população alemã não chega a 90 milhões de habitantes. Nos Estados Unidos da América, campeão mundial de abortos com uma população em torno de quase 300 milhões, o "pico" de abortos (segundo dados oficiais) foi de 1,6 milhões na década de 70. Na Alemanha, o aborto é legal desde a Alemanha nazista, o segundo país a aprovar leis abortistas, após a Rússia comunista de Lênin, que foi o primeiro em 1920. Algum tempo depois surgiram leis abortistas mais amenas, como a que estipulou a idade de 12 semanas para o feto e foram legalizadas no Leste (ex-DDR) em 1972, enquanto que na Alemanha Ocidental o legalizou em 1976; depois da reunificação a lei comum passou no Parlamento alemão, Bundestag, em 1992. Acredita-se que o número de abortos gire em torno de 130 mil por ano na Alemanha. Como lá o governo não cobre os custos, o aborto é pago nas clínicas particulares, é provável que muitas mulheres procurem outros países europeus, como a Espanha, onde a prática é paga pelo governo. Atualmente, na União Européia se pratica um aborto a cada 25 segundos e a cada 30 segundos há uma separação familiar. Apesar da grave crise demográfica, no Parlamento Europeu parece prevalecer uma cultura que propõe formas de família alternativas à natural, matrimônios homossexuais, pílulas abortivas e eutanásia, enquanto os países como a Polônia (onde as leis abortistas foram abolidas com a queda do comunismo), nos quais os abortos diminuem, são criticados. Mas há um outro fator que pesa na Alemanha, como no resto da Europa: a taxa de natalidade vem caindo vertiginosamente, comprometendo até mesmo a reposição de mão-de-obra nacional, exigindo-se mais imigrações. Será que uma campanha publicitária, veiculada na TV e na mídia de modo geral, poderia mudar este quadro? Precisamos de informações mais exatas a respeito. O meu informante diz que depois dessa campanha (Du Bist Deutschland) a natalidade tem crescido na Alemanha.

domingo, 21 de setembro de 2008

Católicos fazem caminhada pela vida em Recife

Católicos saíram às ruas de Recife, na famosa Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, para se manifestar contra a tentativa de legalização do aborto no Brasil. A Segunda Caminhada pela Vida, organizada pela Pastoral da Família da Arquidiocese de Olinda e Recife, traz o tema "Sim à Vida". Segundo o padre João Carlos Magalhães, um dos organizadores do evento, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da vida e não apenas discutir a questão do aborto. A caminhada antecipa a Semana Nacional da Vida (de 1º a 8 de outubro), a ser realizada em todo o País pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Homens e mulheres, velhos e jovens, religiosos, sacerdotes e leigos, todos juntos estiveram nas ruas de Recife para defender a inviolabilidade da vida humana, desde a concepção até a morte natural. Espera-se que este tipo de manifestação dos católicos cresça no país, superando as manifestações anti-vida e anti-família que hoje enchem as ruas das cidades.

ONU CADA VEZ MAIS PROMOVE ANTICLERICAIS E FEMINISTAS

Várias instituições da ONU têm promovido ultimamente o aborto, a antinatalidade, o homossexualismo, a eutanásia, etc. Um exemplo frisante foi a recente nomeação de uma feminista e anticlerical para o cargo de diretora do fundo da ONU para as mulheres, a espanhola Inês Alberdi, socióloga famosa por ser socialista e anticlerical.
A socióloga vai gerir um capital de mais de 100 milhões de dólares pertencente ao Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM). E provavelmente não terá escrúpulos em colocar rios de dinheiro nas mãos de clínicas abortivas e movimentos feministas e homossexuais em vários países, como por exemplo no Brasil. Sua nomeação foi contestada por feministas brasileiras porque estas defendiam para seu cargo uma indiana, Gita Sen, e lamentam que a motivação para a escolha do cargo tenha sido o "fator econômico", haja vista que a Espanha é o país que mais contribuiu com a UNIFEM com uma dotação de 7.3 milhões de euros no período 2006-2007, seguida da Suécia (7 milhões), Grã Bretanha (5), Estados Unidos e Noruega. Segundo um site feminista brasileiro “hoje em dia nas Nações Unidas há que se pagar para jogar” e lamenta que "no sistema internacional a(o)s funcionária(o)s não deveriam ser representantes de seus países, e sim empregada(o)s pública(o)s mundiais e como tais não deveriam ter lealdade a seus governos e sim às Nações Unidas. Como as nomeações dependem das contribuições, a(o)s cidadã(o)s de países pobres têm poucas chances no meio internacional". Por detrás desta motivação econômica há, no entanto, a ideológica, a mais forte e que mais tem influenciado a ONU.
Qual o pensamento de Inês Alberdi? Ele está exposto num livro que publicou em 2005,“Violência: tolerância zero”. Lá ela diz que a raiz de toda a violência na sociedade é o patriarcalismo familiar, acusando a Igreja de Católica de ser a culpada de tudo. A religião defende a idéia da superioridade masculina... A doutrina e as normas que a Igreja Católica tem dedicado à idéia de inferioridade das mulheres justifica a violência contra elas”. Esta e outras afirmações, partidas principalmente de uma pessoa culta, formada em sociologia e política de nome, pecam não por ignorância mas por maldade premeditada e alimentada por seu ódio anticlerical. Ela não encontrará em nenhum documento da Igreja respaldo para tais afirmações. Pelo contrário, a Igreja tem ultimamente reiterado sua doutrina bem definida a respeito dos direitos da mulher. Aliás, a Igreja é a única instituição em todo o mundo que defende ardorosamente o papel da mulher na sociedade. Coisa que a ONU nunca fez até hoje. A Igreja concedeu o título de Doutoras a Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Jesus e Santa Teresi-nha; concedeu também o título de co-patronas da Europa a Santa Brígida da Suécia e Santa Edith Stein. Que tipo de homenagens a ONU já fez por alguma mulher que se destacou em qualquer campo das atividades humanas? Se alguma coisa já fez nesta linha podem ter certeza, não foi para valorizar o trabalho da mulher mas sim para ressaltar algum aspecto revolucionário e de revolta contra a sociedade.
Em maio de 1988, o Papa João Paulo II publica a Carta Apostólica “Mulieris Dignitatem”, sobre a dignidade e a vocação da mulher, onde se resume todo o pensamento da Igreja sobre o assunto. Onde a dra. Inês Alberdi viu ali incitamento à vioência contra as mulheres? Que documento a ONU ou a socióloga já produziu em defesa da mulher que supere os da Igreja? Na conferência do Cairo sobre os direitos da mulher, em 1995. a Igreja viu várias falhas, inclusive princípios atentatórios aos direitos da mulher, fazendo ressalvas ao documento emtido naquela época. Em 31 de maio de 2004, o Papa dirige uma carta a todos os bispos da Igreja sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo. Para ilustrar, concluímos: foi dado início em Valência ao processo de canonização do fundador do primeiro sindicato feminino da Espanha, Manuel Pérez Arnal. O "currículo" da Igreja em prol da mulher é vastíssimo, poder-se-iam encher páginas e mais páginas, enquanto que o da ONU e outras organizações mundiais pouco fazem pela mulher. Até mesmo o "dia das mães", data celebrada em vários países do mundo, foi censurado por órgão da ONU ao ser instituído num país oriental: é que celebrar as mães é um incentivo à natalidade e tanto ONU quanto seus órgãos são contra o nascimento de bebês e, também, contrários às mães.

Católicos sofrem martírios na Índia

Inicialmente a perseguição foi movida contra o apostolado das freiras da caridade, da Madre Teresa de Calcutá, presas e acusadas de praticar o "crime" de levar alguns menores para serem batizados na Igreja Católica. Uma turba de extremistas hindus atacaram quatro Missionárias da Caridade, dia 5 de setembro, no mesmo dia do aniversário da Fundadora, tentando arrebatar-lhes quatro crianças que as freiras provavelmente iriam levar para serem batizadas. Desta vez as irmãs tiveram a proteção da polícia e conseguiram livrar as crianças das mãos dos agressores. Depois, outros extremistas andaram incendiando uma igreja na cidade de Orissa e em outras localidades. Agora, outros (muçulmanos ou hindus) incendeiam a catedral de Jabalpur. Jabalpur é uma cidade do estado de Madhya Pradesh, situada às margens do rio Narmada. Tem pouco mais de mil habitantes. A Catedral daquela cidade é dedicada a São Pedro e São Paulo e tem mais de 150 anos de construída. Os suspeitos de atearem fogo à igreja foram vistos fugindo uma moto. Trata-se do terceiro ataque contra católicos que acontece neste Estado, após a agressão física ao vigilante noturno da escola conventual do Carmelo, em 31 de agosto passado, e a queima de uma igreja em Ratlam. É também o ataque mais grave desta semana, após os atos contra igrejas registrados no final de semana passado em Karnataka. Uma nota comum é que as autoridades fazem vista grososa e não tomam nenhuma medida para proteger os católicos contra tais perseguições. Por sua parte, a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que se dedica especialmente a ajudar os cristãos que vivem em situações difíceis de perseguição e pobreza, lançou um apelo a toda a Igreja para que reze pelos cristãos da Índia. A Associação declarou uma jornada de oração em 24 de setembro, festividade de Nossa Senhora das Mercês.
Joaquín Alliende, Assistente Eclesiástico Internacional e Presidente da AIS, explicou que, devido ao contato direto que esta instituição mantém com os bispos locais, tem informação «de quanto alarme e medo estremecem o coração dos nossos irmãos». Os cristãos na Índia, afirma o Pe. Alliende, «são tratados como cidadãos de segunda categoria. Eles se sentem desprotegidos. Os sacerdotes, para não comprometer as famílias cristãs, tiveram de refugiar-se nos bosques». «Nossa oração por eles é urgente. Para evitar mais mortos, mais incêndios de igrejas, profanações de lugares santos e destruição de centros de atenção aos mais necessitados, convido todos a orarem pelos cristãos da Índia nesta hora de perigo.»
O presidente da AIS compôs esta oração para rezar pelos cristãos perseguidos na Índia:Pai do céu, fazeis brilhar vosso sol sobre maus e bons.
Vosso filho Jesus morreu por todos e em sua ressurreição gloriosa conservou as cinco chagas do tormento. Com seu poder divino, ele sustenta agora todos que sofrem perseguição e martírio por serem fiéis à fé da Igreja. Pai misericordioso e forte,impedi que hoje Caim volte a matar o desvalido Abel, o inocente Abel.Que os cristãos perseguidos na Índia,como Maria Mãe, permaneçam de pé junto à cruz do Cristo Mártir. Confortai quem é ameaçado pela violência e stremecido pela insegurança.Que vosso Espírito Santo de amor torne fecundo o testemunho e o sangue de todos que morrem perdoando. Amém

sábado, 20 de setembro de 2008

O corpo incorrupto de São Pio de Pietrelcina

Acaba de ser publicado na Itália o livro "O Padre Pio sob interrogatório: a autobiografia secreta", de autoria de Francesco Castelli, especialista e biógrafo do santo, além de ser professor de História da Igreja Contemporânea no Instituto Superior de Ciências Religiosas Romano Guardini e Diretor do Arquivo Histórico da Diocese de Taranto. Na obra, o autor dá a conhecer detalhes das investigações feitas para conhecer melhor o sacerdote e seus milagrosos estigmas. Explica o Autor que a abertura de documentos antes desconhecidos sepultam de vez muitas teses errôneas que circulavam sobre São Pio. Em 1921 o Santo Ofício encarregou D. Carlo Raffaello Rossi para investigar a vida do Padre Pio e revelar a origem dos estigmas. Em seu informe o religioso assim descreve o santo: "tinha a fronte alta e serena, o olhar vivo, doce; e a expressão com sinais vivos de bondade e sinceridade". Padre Pio foi observado atentamente, inclusive nas horas em que confessava: passava de 10 a 12 horas no confessionário e celebrava a Santa Missa com extraordinária devoção. Um dos interrogatórios a que foi submetido o Padre Pio continha 142 perguntas, de cujas respostas foram tirados dados para o livro que ora está sendo publicado. A pergunta mais destacada foi sobre a forma como os estigmas nasceram. Assim o respondeu o Padre Pio: "A 20 de setembro de 1918, após a celebração da missa, enquanto estava na ação de graças no Coro, repentinamente fui preso de um tremor, porém logo me chegou a calma porque vi Nosso Senhor na posição de quem está na cruz, porém não vi se tinha a cruz, lamentando-se da má correspondência dos homens, especialmente dos consagrados a Ele que são seus favoritos. Aqui se manifestava que ele sofria e desejava associar as almas à sua Paixão. Convidava-me a compenetrar-me em suas dores e a meditá-las: e ao mesmo tempo ocupar-me da saúde dos irmãos. Em seguida senti-me cheio de compaixão pelas dores do Senhor e lhe perguntei que podia fazer. Ouvi esta voz: "Te associo à minha Paixão". E em seguida, desaparecida a visão, voltei-me em mim, com a razão, e vi estes estigmas dos quais saía sangue. Não os tinha antes". O examinador pediu permissão ao sacerdote para verificar aquelas feridas, fazendo perguntas sobre cada uma delas. Verificou, então, que a cicatriz do costado mudava costantemente de aspecto e, no momento em que a observava, havia assumido uma forma triangular. Graças a estas investigações a Igreja possui uma crônica histórica do Padre Pio escrita por seus próprios investigadores e diretores espirituais, um documento riquíssimo em informações. Agora, após sua exumação, foi constatado que o corpo do santo está incorrupto, quarenta anos após sua morte ocorrida em 1968. A TV Canção Nova está divulgando reportagem sobre o corpo, incorrupto, de São Pio de Pietrelcina. Veja os vídeos, da Canção Nova e da ACI Prensa: